Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Instituto Vital Brazil inaugura projetos sustentáve​is

As novas obras aliam modernidade e sustentabilidade

No mês de novembro, o Instituto Vital Brazil vai inaugurar projetos que aliam modernidade e sustentabilidade. No dia 3, serão inauguradas a nova coelheira, o serpentário e o Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais da Fazenda Vital Brazil. Logo em seguida, no dia 6, será a vez da Central de Utilidades (Ceu) e do Centro Integrado de Resíduos (Cires) localizados na sede do Instituto. Esse projeto tem como proposta uma edificação autossustentável e ecologicamente correta.

A nova coelheira abrigará animais a serem utilizados nos laboratórios experimentais e vem para atender 100% da capacidade do controle de qualidade dos produtos farmacêuticos produzidos pelo Instituto Vital Brazil. Construída nos conceitos de produção integrada e bem-estar animal, priorizará o aproveitamento dos resíduos orgânicos para o equilíbrio do meio ambiente, como explica o Diretor Científico do Instituto, Luís Eduardo da Cunha. “O uso do material orgânico servirá de alimento para peixes e patos do nosso tanque. Esse sistema de coleta de resíduo é uma criação inovadora”.

Também será inaugurado no dia 3 de novembro, o Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais da Fazenda Vital Brazil que foi Estruturado com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) em parceria com Departamento de Produtos Naturais de Farmanguinhos/Fiocruz, o Parque da Vida/Initiare, as Diretorias Industrial e Científica do Vital Brazil. O espaço tem como objetivo apoiar as pesquisas em produtos naturais e fortalecer o complexo produtivo em plantas medicinais e fitoterápicos  no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Leide Ferreira, da Gerência de Fitoterápicos do Instituto Vital Brazil, o laboratório irá contribuir também para a geração de conhecimento. “O Laboratório de pesquisa de produtos naturais poderá ser utilizado pelos alunos da Faculdade de Farmácia da UFF, para as aulas das disciplinas de fitoterapia e de farmacotécnica homeopática. O espaço será utilizado para apoio aos projetos de capacitação e qualificação, para os profissionais técnicos dos projetos de Arranjos Produtivos Locais em Plantas Medicinais e Fitoterápicos contemplados pelos editais do Ministério da Saúde”.

E a sustentabilidade também será a tônica da Central de Utilidades (Ceu) e o Centro Integrado de Resíduos (Cires), que serão inaugurados no dia 6 de novembro, na sede do Instituto. O projeto tem como proposta uma edificação autossustentável e ecologicamente correta com caldeiras, subestação, geradores de energia elétrica, área para higienização e guarda dos contêineres e depósito de material de limpeza e sanitário. O complexo abrigará o Centro Integrado de Resíduos (Cires) que possui telhado com captação de água pluvial e luz solar, e um sistema de segurança com para-raios.

Para esse projeto, o Instituto investiu em compra de novos equipamentos para produção de soro além de modernizar sistemas, implantar novos meios de comunicação (videoconferência) e softwares. Também será iniciado um grupo de trabalho para promover a validação dos sistemas computarizados que tenham impacto nos processos produtivos com vista a alcançar o certificado de Boas Práticas de Fabricação.

O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

Assessoria de Comunicação
Instituto Vital Brazil
Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, Niterói/RJ – CEP: 24.230-410
Tel: +55 (21) 2711-9223, ramal 187 / Fax: +55 (21) 2711-9092

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.