Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Deputado quer suspender por cinco anos exploração do gás de xisto no Brasil

Extração do gás é complexa e o risco de contaminação de lençóis freáticos e de água potável é muito elevado

O xisto é um gás natural encontrado num tipo poroso de rocha sedimentar e que possui basicamente a mesma composição química do petróleo. Sua extração, porém, é complexa e requer tecnologia de ponta, pois o risco de contaminação de lençóis freáticos e de água potável é muito elevado.
Foi recentemente aprovado, pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara, um projeto de lei, de autoria do deputado Sarney Filho, do PV do Maranhão, que suspende a exploração do gás de xisto no Brasil pelo período de cinco anos.

Pelo texto, fica definido que o poder público deverá elaborar, nesse período, estudos que sustentem a extração do gás de forma segura, sem gerar riscos para a natureza e para a saúde humana.

O relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente, deputado Ricardo Tripoli, do PSDB de São Paulo, entende que o Brasil ainda não está pronto para entrar nesse mercado.

"Nós estamos vivendo, ainda, um momento de checagem da experiência tecnológica da exploração desse produto. Portanto, eu acredito ser correta a iniciativa do nobre deputado Sarney Filho, com a precaução de que em cinco anos possamos, obviamente, explorar essa atividade. Tendo tecnologia e sendo possível a exploração, nada impede que esse gás seja explorado da forma adequada".

Por outro lado, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Átila Lira, do PSB do Piauí, argumenta que a aprovação do projeto prejudica ainda mais o desenvolvimento do País. Na opinião dele, faltou mais conhecimento técnico do assunto, durante os debates da comissão.

"Se tem uma coisa que o governo brasileiro tem responsabilidade, é nessa matéria de exploração de petróleo. A Petrobras, mesmo nesse conflito de gestão, de moral e de responsabilidade é uma empresa de conhecimento profundo sobre petróleo e outras energias. Portanto, cabe a nós termos muito cuidado em aprovar um projeto que pode receber ainda a contribuição de pessoas especializadas".

O projeto segue sua tramitação e será analisado, agora, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Reportagem — Pedro Campos

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.