Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Unicamp desenvolve tratamento para câncer de próstata à base de hidrogel

Testes realizados in vitro em ratos de laboratório apresentaram redução dos tumores e baixa toxicidade

Um sistema híbrido feito à base de hidrogel para o tratamento de câncer de próstata foi desenvolvido por pesquisadores dos institutos de Biologia (IB) e de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A proposta busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes amenizando os efeitos colaterais e, também, garantir baixa toxicidade.

Além de hidrogéis, o processo conta com nanopartículas incorporadas com medicamentos, que potencializam os efeitos no tumor. Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia é o professor do Instituto de Biologia, Wagner José Fávaro, que explicou como o processo funciona. “Quem dita o efeito antitumoral é a nanoestrutura, que interage com proteínas que estão no sangue e no abdômen, local escolhido para a aplicação. Essas proteínas chegam até a célula tumoral, e isso, somado ao efeito do fármaco, faz com que obtenhamos um efeito muito significativo”, comentou.

Atualmente disponível para obtenção de licença, a tecnologia foi testada in vitro em ratos de laboratórios. Os resultados foram animadores. Houve uma redução no tamanho dos tumores e baixa toxicidade, principalmente no coração.

“Não chegamos à cura do câncer, mas o tamanho dos tumores nestes animais foi reduzido, em todos os estágios. Em estágio inicial, conseguimos que o tumor fosse quase eliminado. Se este tratamento for prolongado ou associado a outros tipos de fármacos, podemos obter uma nova abordagem”, afirmou Fávaro. Para esse teste, os ratos receberam injeções que continham o sistema híbrido à base de hidrogel durante um mês. A grande preocupação do grupo de pesquisadores foi a de garantir a qualidade de vida em todo o processo de tratamento.

Fonte: Univadis


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.