Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Seminário Animais Peçonhentos em Minas Gerais – uma homenagem aos 150 de nascimento de Vital Brazil

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com o Instituto Vital Brazil e a Rede Vital para o Brasil realizam, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2015, o Seminário sobre Animais Peçonhentos em Minas Gerais, uma homenagem aos 150 anos de nascimento do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha (1865 -1950), descobridor da especificidade dos soros antivenenos. A homenagem tem como objetivo promover a aproximação dos institutos e de pesquisadores de Minas Gerais com estudiosos e instituições de diferentes regiões brasileiras, a fim de estimular a cooperação permanente em questões fundamentais acerca dos venenos animais, dos envenenamentos e da soroterapia, sobretudo, em prol do melhor servir a todas as comunidades que vivem em risco de acidentes com animais peçonhentos.

Os animais peçonhentos são estudados há mais de um século por instituições científicas brasileiras, despertando não só a curiosidade ou o temor das pessoas, mas também a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. Além da relevante função que exercem nos nossos ecossistemas, esses animais representam a fonte de um saber com o qual, desde o início do século XX, o Brasil alcançou excelência e destaque nos fóruns científicos internacionais. Os venenos animais podem conter promessas para novos tratamentos de diferentes doenças, assim como o avanço de pesquisas em várias áreas do conhecimento médico e biotecnológico.

O seminário reunirá estudantes e profissionais das áreas da saúde, meio ambiente e educação para a reflexão conjunta sobre as diferentes realidades acerca dos animais peçonhentos dentro do panorama nacional e mineiro. Serão quatro palestras e três mesas redondas com a participação de pesquisadores que integram a Rede Vital para o Brasil, representantes de núcleos de estudos de instituições acadêmicas, dos institutos produtores de soros antivenenos do país e do Ministério da Saúde. Serão abordados os temas: animais peçonhentos do Brasil, sua distribuição, diversidade, epidemiologia e clínica dos acidentes; o cenário dos soros antipeçonhentos no Brasil, considerando os aspectos de sua produção, aquisição e distribuição; as diferentes aplicações terapêuticas e biotecnológicas das toxinas ofídicas, aracnídicas e escorpiônicas, bem como a importância da educação na prevenção de acidentes por animais peçonhentos.

Acidentes com animais peçonhentos no mundo
Desde 2010 os acidentes causados por animais peçonhentos são considerados como doença tropical negligenciada, cujas medidas preventivas e o tratamento são conhecidos, mas não estão disponíveis nas áreas mais pobres.

Os animais peçonhentos compõem um amplo conjunto de serpentes, escorpiões, aranhas, lagartas, abelhas, lagartos, sapos, arraias, moluscos, anêmonas, ornitorrincos, certas formigas e mesmo pássaros, dotados da capacidade de produzir e inocular em suas vítimas uma secreção venenosa. Dada a larga distribuição desses animais, particularmente em regiões tropicais e subtropicais, o grande número de acidentes e a complexidade do quadro clínico decorrente, os envenenamentos por animais peçonhentos constituem um problema global e de grande relevância para a saúde pública.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que anualmente cinco milhões de pessoas sofram algum tipo de acidente envolvendo somente serpentes. A metade dos casos resulta em diversos graus de envenenamento, ocasionando cerca de 120 mil mortes e 250 mil indivíduos que carregarão sequelas por toda a vida. Vale ressaltar que pelas próprias características de ocorrência e dificuldades de diagnóstico, há reconhecida subnotificação dos acidentes por animais peçonhentos no mundo.

No Brasil

A descoberta da especificidade dos soros antiofídicos feita pelo cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, médico e sanitarista, na virada dos séculos XIX e XX, consta entre os grandes avanços na história da Medicina e das Ciências. Vital Brazil solucionou de modo definitivo, para a humanidade, os danos individuais e coletivos advindos dos envenenamentos causados por animais peçonhentos. O Serpentário da Funed, inaugurado em 1917, é considerado o primeiro posto antiofídico criado por Vital Brazil. Dentre seus importantes legados, está à criação do Instituto Butantan (1899), em São Paulo, SP, e do Instituto Vital Brazil (1919), em Niterói, RJ, instituições que se tornaram referenciais do fazer científico e da produção de imunobiológicos no Brasil.

Serviço

Seminário Animais Peçonhentos– uma homenagem aos 150 de nascimento de Vital Brazil

Data: 10 e 11 de dezembro de 2015

Horário: 10h às 18h

Local: Auditório Central da Fundação Ezequiel Dias – Rua Conde Pereira Carneiro, 80  Bairro Gameleira


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.