Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

BAHIAFARMA E CRISTÁLIA AVANÇAM NA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) e o laboratório paulista Cristália deram mais um passo no processo de transferência de tecnologia entre as empresas, previsto pelas Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) firmadas entre elas, para a fabricação dos medicamentos Cabergolina e Cloridrato de Sevelâmer.

O diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, e os diretores de Pesquisa e Desenvolvimento, Yanaihara Pinchemel, e de Qualidade, Francis Reisdorfer, realizaram uma visita técnica, na semana passada, ao complexo industrial da Cristália, em Itapira (SP), para acompanhar processos internos de manufatura dos fármacos.

“Estamos no segundo ano da transferência de tecnologia da Cristália para a Bahiafarma”, lembra Yanaihara Pinchemel. “Atualmente, a Bahiafarma está na etapa de absorção das técnicas de controle de qualidade dos produtos acabados referentes aos dois medicamentos e, em breve, iniciaremos, na nossa unidade, na Bahia, alguns procedimentos relativos à fabricação desses produtos .”

PDPS PIONEIRAS
As PDPs para a produção de Cabergolina (para tratamento da hiperprolactinemia) e Cloridrato de Sevelâmer (doença renal crônica e degenerativa) foram as primeiras celebradas pela Bahiafarma após sua reinauguração, em 2011. Iniciadas em 2015, as parcerias permitem ao Sistema Único de Saúde (SUS) uma economia anual estimada em R$ 35 milhões (cerca de 50%) na compra dos medicamentos, que antes da produção conjunta da Bahiafarma com o laboratório Cristália eram importados.

Segundo o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, o sucesso das PDPs entre as empresas abre o caminho para novas parcerias, que estão em fase de estudo. “Como os acordos que temos com a Cristália têm se mostrado benéficos para ambos, existe o interesse mútuo na expansão de nossa parceria”, afirma.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.