Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Fiocruz Pernambuco promove encontro internacional sobre zika

A Fiocruz Pernambuco reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros, nos dias 1º e 2 de março, para discutirem aspectos clínicos e epidemiológicos, diagnóstico, vetores e a biologia do vírus zika. O evento A, B, C, D, E do Vírus Zika será promovido no auditório da instituição e transmitido via web. O link estará disponível no site do evento no dia 1º. As inscrições já terminaram.Evento que começa nesta terça-feira (1º/3), em Recife, será transmitido via web. Pesquisadores brasileiros e estrangeiros discutirão aspectos clínicos e epidemiológicos do vírus zika.

O workshop é destinado a especialistas da área e/ou profissionais de serviços de vigilância em saúde e estudantes pós-graduação em temas ligados aos tópicos em discussão. A proposta é realizar um evento de alto nível científico. A comissão organizadora acredita que a reunião de especialistas qualificados dentro de um mesmo espaço permitirá discutir de forma mais abrangente o conhecimento disponível sobre esse patógeno, as principais dúvidas científicas existentes e os encaminhamentos necessários para solucioná-las.


Dos 22 temas que estão em pauta, destacam-se Complicações relacionadas ao zika vírus; Zika congênita: epidemia ou "tsunami sanitário”?; A emergência do zika nos últimos 70 anos; Desafios na pesquisa de arbovírus; Epidemiologia da microcefalia no Brasil; Abordagens para supressão de populações de Aedes aegypti utilizando diferentes métodos de controle e Competência vetorial para zika em culicídeos vetores.

Entre os palestrantes estão a coordenadora do estudo clínico epidemiológico de caso-controle desenvolvido pela Fiocruz Pernambuco, Celina Turchi; o pesquisador da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha; Marcos da Silva Freire, pesquisador e vice-diretor de desenvolvimento tecnológico de Biomanguinhos; Paolo Marinho de Andrade Zanotto, da Universidade de São Paulo; Amilcar Tanuri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Alain Kohl, da Universidade de Glasgow (Escócia).

Para fazer a cobertura do evento os jornalistas devem fazer o credenciamento na página do workshop.

Workshop “A, B, C, D, E do Vírus Zika”
Dias: 1 e 2 de março de 2016
Local: Auditório da Fiocruz Pernambuco
E-mail: eventozika@cpqam.fiocruz.br
Contato: (81) 2101.2505


Fonte: Fiocruz Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.