Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Laboratório do Tecpar recebe acreditação do Inmetro para analisar derivados de mandioca e trigo

O Laboratório de Análise Físico-Química do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), localizado em Maringá, recebeu a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para todos os ensaios realizados nas matrizes de Farinha de Trigo, Farinha de Mandioca, Tapioca e Fécula de Mandioca. Hoje, o laboratório público é o único do Paraná e um dos cinco do país com essa acreditação.

De acordo com o gerente do campus do Tecpar em Maringá, Nilson Tazinafo, ao receber o certificado de acreditação, o laboratório mostra que cumpre todos os requisitos da ISO/IEC 17025, que determina a rastreabilidade dos resultados. “Por exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o laboratório, agora acreditado, passou a controlar todos os registros dos resultados de suas análises, em requisitos como calibração de equipamentos, reagentes e condições ambientais, por exemplo. Essa acreditação dá mais credibilidade para o cliente”, explica Tazinafo.

Antes de poder ser comercializado, um produto vegetal deve ser analisado por órgãos classificadores, que atestam se aquele produto atende a todas as exigências dos órgãos reguladores.

Com a nova acreditação, hoje o Tecpar em Maringá torna-se o único laboratório público no Paraná legalmente credenciado no Mapa capaz de realizar ensaios e classificar as matrizes de Farinha de Trigo, Farinha de Mandioca, Tapioca e Fécula de Mandioca.

A unidade atende a produtores e importadores dos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pará e Amapá. “Além disso, todas as amostras retiradas de caminhões que entram no Brasil via Argentina, pelo Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, são, obrigatoriamente, analisadas por nossa unidade”, salienta Tazinafo.

Laboratório
O Laboratório de Análise Físico-Química, fruto da parceria para operação conjunta do laboratório entre o Tecpar com a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), assinada em 2014, é responsável por realizar análises de farinhas de trigo, de mandioca, de tapioca, de sagu e de fécula. Todos os ensaios cumprem as regras das Instruções Normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fins de classificação destes produtos visando a comercialização interna e importação.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.