Reduzir a demanda por tabaco e
seus derivados com a padronização das embalagens do produto. Esse é o objetivo
da campanha promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial sem Tabaco 2016, comemorado anualmente em 31 de maio. A campanha lembra
que, por ano, quase 6 milhões de pessoas morrem devido ao fumo, sendo que 600
mil são fumantes passivos. Se nada for feito, a previsão é que a partir de 2030
mais de 8 milhões de pessoas morram todos os anos. Diante dessa situação e do
fato que as embalagens de cigarros tornaram-se o principal veículo de
comunicação entre empresa e consumidor (por causa do avanço na proibição da
publicidade e promoção de produtos de tabaco nos meios de comunicação e nos
pontos de venda), a campanha tem como tema “embalagens padronizadas de
tabaco".
Com a padronização, as
embalagens dos produtos de tabaco passam a ser iguais, seguindo um padrão
definido pelo governo, que determina forma, tamanho, modo de abertura, cor,
fonte, mantendo-se apenas o nome da marca. Também não possui logotipos, design
e textos promocionais. As advertências sanitárias sobre os malefícios do
tabagismo exigidas pelo Ministério da Saúde e o selo da Receita Federal
continuam.
A Austrália foi o primeiro
país a padronizar as embalagens, em 2012. Em fevereiro, o Departamento de Saúde
do governo australiano apresentou um relatório amplo que demonstra que as
embalagens padronizadas de tabaco foram responsáveis por 25% da queda na
prevalência de fumantes, que caiu de 19,4% para 17,2% nos últimos três anos. A
análise conclui que os efeitos dessa política sobre a prevalência do tabagismo
e o consumo de tabaco tendem a crescer ao longo do tempo.
O Dia Mundial sem Tabaco foi
criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um alerta sobre as
doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o
responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as
comemorações em níveis federal, estadual e municipal.
Fonte: INCA



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