Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar vai certificar novas tecnologias de tratamento de efluentes para AguasParaná

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná) reforçam ações conjuntas para testar novas tecnologias mais eficientes para o tratamento de efluentes no estado. Desta vez, um acordo está em fase de elaboração para que o Tecpar valide tecnologias de tratamento não-químicas que possam ser recomendadas pelo AguasParaná.

Hoje, várias empresas que utilizam água em seus processos devem seguir um rígido procedimento para a devolução do efluente já tratado ao meio ambiente. O diretor de Regulação do AguasParaná, Iram de Rezende, explica que várias tecnologias são utilizadas atualmente, mas ressalta que o instituto quer buscar aquelas que não usem componentes químicos para tratar a água.

"Estamos estimulando o tratamento da efluentes por meio de métodos alternativos e queremos nos certificar de que eles possam ser tão ou mais eficientes do que estão no mercado. Por isso, contamos com o Tecpar para essa parceria", pontua Rezende.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, lembra que as duas instituições já têm importantes parcerias na troca de conhecimento especializado e avalia que a certificação das tecnologias de tratamento de água vai ampliar a parceria entre os institutos.

“É uma mobilização de competências de duas instituições públicas paranaenses que vai resultar em uma melhor qualidade da água que, após utilizada em processos industriais e agropecuários, retorna ao meio ambiente”, salienta Souza.

Rezende explica ainda que a certificação de novas tecnologias pelo Tecpar vai ampliar a quantidade de métodos disponíveis às empresas paranaenses. “Buscamos baratear as tecnologias de tratamento de efluentes para que a adoção desses métodos se torne mais democrática e universal”, analisa o diretor do AguasParaná.

Centros tecnológicos
Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informação e Estudos Estratégicos. O Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente realiza ensaios tecnológicos em seis segmentos: Águas e Efluentes, Alimentos, Fertilizantes e Corretivos Agrícolas, Microbiologia e Toxicologia, Agroquímica e Meio Ambiente.

“Essas competências são usadas no apoio às ações do Governo do Estado e são oferecidas ao mercado em forma de soluções tecnológicas para o suporte à inovação”, destaca o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar.


Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.