Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar apresenta experiência em energias renováveis em audiência pública na Alep

A experiência do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) à frente do Projeto Smart Energy Paraná foi apresentada durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (11), para debater novas formas de gerar e distribuir energia no estado.

Por iniciativa dos deputados José Carlos Schiavinato (PP) e Tião Medeiros (PTB), a Assembleia realizou a audiência pública no seu Plenarinho, para trazer especialistas de vários segmentos da sociedade para debater a “Otimização Pública das energias solar, eólica, biomassa e outras no Estado do Paraná”.

A proposta já tramita no Legislativo desde o ano passado, com o projeto de lei número 378/2015, de autoria do presidente da Comissão Executiva, deputado Ademar Luiz Traiano (PSDB). O projeto institui benefícios para incentivar o aproveitamento de energia elétrica produzida por microgeradores e minigeradores e propõe a isenção de ICMS como forma de estímulo a esse tipo de geração e distribuição de energia.

Traiano lembrou que a nova legislação na área de energias renováveis vai promover um grande avanço ao Paraná, em especial devido à contribuição de especialistas à proposição. "O mundo exige cada vez mais soluções para a produção e distribuição de energias renováveis. Vamos promover no estado uma legislação que seja eficiente e que oportunize um novo momento para o Paraná", ressalta o presidente da Comissão Executiva.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, foi um dos especialistas convidados para participar da audiência pública e apresentou a experiência do instituto à frente do Projeto Smart Energy Paraná, criado por meio do Decreto 8.842/13, do governador Beto Richa.
Entre os objetivos do projeto estão a promoção da adequação da rede de energia elétrica convencional em rede inteligente e a disseminação da geração distribuída por fontes de energias renováveis, além da sensibilização da sociedade na utilização dessas novas tecnologias e a consolidação da competência do Estado do Paraná em geração distribuída, por fontes de energias renováveis conectadas a redes inteligentes.

Felix pontuou que investir em produção de energia renovável é um vetor de desenvolvimento econômico e social ao estado. “Mas não podemos só pensar na produção, devemos focar ainda na distribuição da energia. Leis como a debatida na Assembleia trazem segurança jurídica ao estado, para que possamos pensar no planejamento de longo prazo da gestão elétrica paranaense”, destaca.



0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.