Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar adquire equipamento que traz mais eficácia na análise de metais pesados em alimentos

Determinar a presença de metais pesados em alimentos requer técnicas avançadas de análises. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que há décadas faz ensaios laboratoriais na área de saúde e meio ambiente, adquiriu um novo equipamento para acelerar o processo de digestão de amostras, etapa necessária para quantificar os metais pesados, que além de ser mais rápido oferece mais segurança aos profissionais.

O equipamento foi instalado no Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar e agora os colaboradores do setor participam de um treinamento para operá-lo de maneira correta. Esse aparelho permite verificar a existência de metais pesados em amostras de solos, fertilizantes e alimentos, por exemplo.

O equipamento é um digestor de amostra assistido por energia microondas. Nos procedimentos de digestão convencionais, o processo é relativamente lento pois depende que o ácido alcance a sua temperatura de ebulição, explica a gerente do centro, Daniele Adão.

Segundo ela, isso não ocorre no equipamento digestor de amostra porque quando a energia de microondas é aplicada à amostra e ao ácido, depositados em vasos fechados, a pressão do frasco aumenta e, consequentemente, o ponto de ebulição do ácido também aumenta. “Isso reduz dramaticamente o tempo de digestão de horas para minutos. Com isso, podemos oferecer aos clientes do Tecpar maior agilidade e confiabilidade nas análises realizadas em amostras ambientais, biológicas e de alimentos”, salienta Daniele.

Além de realizar os ensaios analíticos de maneira mais rápida e possibilitar a verificação da presença de metais pesados em níveis extremamente baixos, o novo equipamento traz benefícios à segurança dos profissionais que o operam. “Como o sistema é fechado, ele evita a perda de elementos voláteis e, com isso, não há a liberação de vapores ácidos no ambiente do laboratório”, pontua.

Soluções Tecnológicas
Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informações Tecnológicas.


Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.