Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Novo caminhão do Projeto Ciência em Movimento visita o Parque Municipal de Belo Horizonte

O novo caminhão do Projeto Ciência em Movimento da Fundação Ezequiel Dias (Funed) estará aberto para visitação no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte. O caminhão, que leva conhecimento científico e tecnológico para as cidades mineiras, estará estacionado em frente ao Teatro Francisco Nunes, nos dias 9 e 10 de setembro, das 9h as 17h e no dia 11, das 9h as 13h. A exposição é aberta para o público em geral.

O Programa foi criado em 2012 pela Funed, com o objetivo de difundir e popularizar a ciência por todo o estado. O caminhão leva informação, através de linguagem lúdica e popular, estabelecendo uma relação de diálogo entre os pesquisadores e a sociedade e entre ciência, saúde e cultura.


Novo caminhão

O projeto conta com um veículo com maquetes virtuais que mostram como é feita a produção de soros e o que é feito nos laboratórios de pesquisa da Funed, sala de projeção e microscópios adaptados para o espaço. O veículo conta com uma área de aproximadamente 70m², com diversas atividades interativas e novas instalações. Os visitantes terão acesso também a três tótens informativos (monitores touch que permitirão interação por meio de jogos virtuais) com os temas animais peçonhentos, biodiversidade e uso de medicamentos. Será possível, ainda, observar serpentes e colmeias interativas, através do sistema vídeo mapeado (projeção de imagens em impressões 3D).

A diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed e coordenadora do Programa Ciência em Movimento, Esther Bastos, explica que “a ideia é que o caminhão seja a própria área expositiva, diminuindo o trabalho da equipe com montagem e desmontagem, proporcionando à população exposições mais longas, que atendam um grupo maior de visitantes”, diz.


No ano de 2015, mais de 36 mil pessoas visitaram as 20 exposições itinerantes, realizadas em 15 cidades mineiras. Neste ano, a exposição do PCM já passou por Itaobim, Coronel Murta, Montes Claros, Espera Feliz, Chapada Gaúcha, Florestal, Boa Esperança, São Bento do Abade e Caetanópolis.

Serviço:

Exposição Programa Ciência em Movimento
Data: 9 a 11 de setembro
Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em frente ao Teatro Francisco Nunes.

ACS Funed: comunicacao@funed.mg.gov.br / 31 3314-4577

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.