Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Patente

      Funed deposita, em parceria com ICT’s de Minas, patente de antitumoral     

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) depositou juntamente com os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) das Universidades Federais de São João Del Rey (UFSJ) – Campus Divinópolis, Ouro Preto (UFOP) e Minas Gerais (UFMG), a patente de um projeto de pesquisa que envolve compostos sintéticos inibidores de deacetilase de histonas (HDAC), composições farmacêuticas, processos de preparação e uso. A patente foi depositada no dia 21 de setembro deste ano, no Instituto Nacional de Proteção Industrial (INPI).

De acordo com a pesquisadora Luciana Silva, do Serviço de Biologia Celular, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, as histonas são proteínas que fazem parte da estrutura do DNA da célula. Quando estas estruturas sofrem uma deacetilação, acontece uma reação química que atrapalha a função do DNA.

Um composto químico inibidor da enzima que realiza a deacetilação foi patenteado por uma equipe multidisciplinar que envolve a Funed e as demais ICT’s. A enzima pode vir a ser um produto terapêutico para o câncer. A pesquisadora explica que, “no futuro, um paciente com câncer, por exemplo, pode precisar de um inibidor de diacetilase para melhorar a sua sobrevida, dependendo do tipo de tumor; pois o composto patenteado inibe a ação dessa enzima, que está envolvida em diversos processos patológicos como o câncer”.

Pesquisas
Luciana Silva esclarece que o próximo passo será estender os estudos, realizando mais ensaios biológicos, especialmente com pesquisas pré-clínicas em animais. Todos os trabalhos serão conduzidos pela equipe multidisciplinar composta pela Funed e as ICT’s, e envolvem a síntese de moléculas, a caracterização estrutural e ensaios biológicos.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.