Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Funed fiscaliza qualidade da água tratada para hemodiálise no estado


A Fundação Ezequiel Dias (Funed), por meio do Instituto Octávio Magalhães (IOM), Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), é responsável pela vigilância da qualidade da água em todos os serviços de diálise do estado. Há mais de dez anos a Funed realiza estas análises, atendendo a um cronograma elaborado pela Vigilância Sanitária estadual, para fiscalizar todos os 89 serviços de diálise em funcionamento no estado.

A água utilizada nestes estabelecimentos de saúde não é a mesma usada para consumo e faz parte de uma solução que ajuda a limpar as impurezas do sangue em pacientes submetidos à hemodiálise. De acordo com Kléber Eduardo Baptista, chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do IOM, esta solução deve ser totalmente pura, sem contaminação microbiológica e química para garantir a segurança do paciente. “A legislação vigente determina que o monitoramento da qualidade da água seja feito de forma frequente e periódica pelo serviço de diálise e que as análises sejam realizadas por laboratório analítico, licenciado junto ao órgão sanitário competente”, esclarece.

Análise
Após a coleta, as amostras devem ser processadas em 24 horas. Em cada serviço de diálise são recolhidas de quatro a cinco amostras coletadas para análises microbiológicas, físico-químicas e de metais pesados, conforme esclarece Kléber Baptista.

A análise pode ser feita na presença do responsável técnico pelo serviço de diálise, para garantir o direito constitucional de defesa ou contraditório. “É uma análise que exige excelência e a garantia da qualidade. A Vigilância Sanitária coleta as amostras, que são encaminhadas à Funed para um procedimento de análise fiscal, cujo resultado dá subsídio para atuação do órgão”, explica Kléber.

A hemodiálise é um serviço de alta complexidade oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para garantir a qualidade do serviço e a segurança dos pacientes, é obrigatório que todos os serviços de diálise disponham de normas, procedimentos e rotinas técnicas escritas e atualizadas, de todos os seus processos de trabalho.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.