Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar apoia pesquisa acadêmica de estudantes paranaenses

Os laboratórios e especialistas do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) além de realizarem ensaios e desenvolverem soluções tecnológicas para o mercado brasileiro também dão apoio a pesquisas acadêmicas de estudantes paranaenses. Como instituto de ciência e tecnologia e empresa pública do Governo do Paraná, o Tecpar exerce assim sua responsabilidade social ao apoiar a geração de conhecimento no estado.

O Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, por exemplo, realizou um ensaio que ajudou a engenheira Herminia Dallegrave Bonfim Breginski, hoje mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a confirmar resultados de sua pesquisa de mestrado.

Ela estudou a emissão de formaldeído por madeira composta (MDF, compensado, MDP e OSB), utilizadas nos materiais de construção e de decoração, principalmente em mobiliário. O experimento no Tecpar ajudou também a confirmar a eficiência de um medidor domiciliar de formaldeído. O formaldeído é um composto utilizado na cola da madeira que, quando inalado de maneira constante, pode gerar câncer além de ser gatilho da asma.

Para checar o resultado da pesquisa, Herminia buscou o laboratório de madeira e móveis do Tecpar. “Com o ensaio realizado no instituto, junto com especialistas do setor, cheguei à conclusão que o medidor revela de forma segura a emissão de formaldeído. Esse resultado é importante para que lojas, profissionais de decoração e marcenarias possam usar esse equipamento para dar mais segurança aos seus clientes e funcionários”, explica.

A bacharel em Química e mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais do Tecpar, Luciana Barreto Adad, que acompanhou o ensaio, ressalta que a realização de ensaio é um incentivo importante à pesquisa dos estudantes. “Em duas ou três horas de acompanhamento do estudante conseguimos apoiá-lo para chegar a resultados mais conclusivos a sua pesquisa acadêmica”, pontua.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, salienta que o apoio a acadêmicos que desenvolvem pesquisas científicas é importante para o estado do Paraná. “O Tecpar, como instituto de ciência e tecnologia e empresa pública do Governo do Paraná, cumpre dessa forma a sua responsabilidade social ao apoiar a geração de conhecimento no estado”, ressalta.

Soluções tecnológicas
Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informações Tecnológicas.

O Centro de Tecnologia de Materiais, por sua vez, tem foco no atendimento de empresas nos segmentos de cadeia produtiva de materiais metálicos, poliméricos, médico-odonto-hospitalares, de sinalização viária, energias e madeiras e móveis.

Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologica.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.