Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Incubadas no Tecpar desenvolvem de equipamentos tecnológicos a produtos para a saúde

Quem busca por impressoras 3D, produtos inovadores na área da saúde, como monitores de anestesia ou próteses cardíacas, ou ainda aplicativos para gestão dos negócios, encontra todas essas soluções nas empresas instaladas na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec). Só em 2016, seis novos empreendimentos ingressaram no programa de incubação do Instituto de Tecnologia do Paraná e outros tantos já estão com bancas agendadas para apresentar suas ideias aos avaliadores.

No momento, nove empresas passam pelo programa de incubação. Uma das últimas a entrar na Intec em 2016, a Compracam representou dois marcos para a incubadora: ela foi o centésimo negócio inovador apoiado pelo Tecpar no estado e o primeiro a entrar na unidade de Jacarezinho da incubadora.

Os quatro empreendedores da Compracam, Pedro Domingues, Luís Samuel dos Santos, Rafael Macedo e Matheus Inácio, todos na faixa dos 25 anos, são formados na área de TI e moram em municípios do Norte Pioneiro. Eles entraram na Intec para  desenvolver um aplicativo que usa os conceitos de jogos de videogame para criar um sistema de gestão mais fácil para microempreendedores individuais (MEIs).

Saúde
Empresa que busca desenvolver uma prótese cardíaca menos agressiva do que as disponíveis no mercado, a Provena se instalou, em 2016, na sede da Intec, no câmpus CIC do Tecpar, onde está o Parque Tecnológico da Saúde. O produto inicial a ser desenvolvido na Intec é uma prótese cardíaca para resolver problemas congênitos de má formação do coração.

Outra empresa interessada no Parque Tecnológico da Saúde que entrou na Intec é a RR Import, para desenvolver um monitor portátil, inédito no país, que vai ser usado quando um paciente for anestesiado. Com o equipamento, o médico tem mais segurança sobre o bloqueio de reflexos do paciente durante uma cirurgia.

De acordo com o gerente da Intec, Gilberto Passos Lima, o Parque Tecnológico da Saúde é um atrativo para as empresas do setor, que buscam crescer na incubadora para se consolidar no parque tecnológico. “Mas a incubadora do Tecpar tem em seu histórico o foco na inovação em todas as áreas. Nossa estratégica é dar suporte a negócios inovadores”, pontua.

Inovação
Ainda em 2016, ingressaram na Intec a Vuk Personal Parts, que produz acessórios automotivos; a Invento Engenharia, que desenvolve soluções usando tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de acesso à internet; e a Forrest Brasil Tecnologia, empresa que vai desenvolver um projeto de controle natural do mosquito Aedes aegypti.

As outras empresas que participam do processo de incubação são a Beetech/Beenoculus, que criou um dispositivo para smartphone para realidade aumentada; a Werker, que desenvolveu uma impressora 3D de baixo custo voltada para a indústria; e a i9algo, que cria soluções inovadoras a partir de ideias que recebe em uma plataforma virtual.


Até o final de janeiro, a incubadora do Tecpar deve lançar o edital de 2017 para atrair empreendedores e empresas com negócios inovadores. Mais informações sobre a Intec podem ser obtidas pelo site intec.tecpar.br/comoincubar.





0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.