Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Fundação irá formar mestres em biotecnologia


A previsão é de que a primeira turma do Mestrado Profissional em Biotecnologia da Funed inicie o curso no segundo semestre de 2018. A iniciativa é da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Fundação, que criou um grupo estruturador, coordenado pela pesquisadora Dra. Sílvia Ligório Fialho e composto também por pesquisadores da Diretoria Industrial (DI) e da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães (DIOM).

O grupo se reúne toda segunda-feira e, neste momento, estão elaborando a proposta do curso e realizando a avaliação de currículos dos futuros docentes que são os pesquisadores da própria Fundação. “Nossos pesquisadores atuam geralmente como coorientadores de alunos de outros programas de pós-graduação que realizam suas pesquisas em nossos laboratórios, com ampla e moderna estrutura para seus estudos. Com a implantação do programa de pós-graduação, nossos pesquisadores passam a ser orientadores de alunos formados aqui na Funed. Sendo assim, a Funed ergue mais um pilar para sua consolidação como ICT: formar pessoas que contribuirão com desenvolvimento científico-tecnológico em Saúde, explica Dr. Rodrigo Leite, diretor da DPD.

A Funed teve seu cadastro aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados do país. O cadastro foi aceito pelo fato da Fundação ser reconhecida como um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), através de sua Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento. O próximo passo é a submissão da  Apresentação de Propostas para Novos Cursos (APCN) que ocorrerá entre setembro e outubro. O resultado, se a proposta da Funed for recomendada, será divulgado em dezembro de 2017. Após a recomendação pela CAPES, a Funed deverá organizar o edital de seleção para a primeira turma do curso. Estas ações serão feitas no primeiro semestre de 2018, para que o curso possa ter início no segundo semestre.

O curso

O Mestrado Profissional em Biotecnologia será um curso inédito em Belo Horizonte. Só existem quatro cursos com esta especialização no país. “O futuro da indústria farmacêutica são os produtos biológicos e a Funed está inserida neste contexto com a produção de soros, transferência de tecnologia da vacina meningocócica e possibilidade de novas Parcerias para o Desenvolvimento produtivo (PDP). Acho que Minas Gerais tem tudo para se tornar um grande polo tecnológico do Brasil”, analisa Rodrigo Leite.

O curso da Funed será totalmente gratuito, de ampla concorrência, com abertura de vagas para cerca de 20 alunos, com formação em áreas correlatas à biotecnologia. A área de concentração do curso será Biotecnologia em Saúde, com ênfase em Bioprodutos e Bioensaios.

“A oferta deste Mestrado na Funed será um grande avanço da Fundação enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia. É uma oportunidade de formação de profissionais com conhecimentos que podem retornar para a própria instituição. Será o caminho para desenvolvermos nossa própria tecnologia e realizar a produção destes medicamentos, tudo dentro da Funed”, relata o presidente da Fundação Ezequiel Dias, Marcelo Siqueira.

Assessoria de Comunicação Social

(31) 3314-4577

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.