Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Empresas apoiadas pela Intec têm taxa de sobrevivência maior que a média de mercado


Ao empreender, o empresário está ciente dos riscos que corre: erros no negócio podem ser fatais. Na área de tecnologia, então, onde inovações são desenvolvidas e novas demandas eventualmente têm de ser criadas, as chances de a empresa não ir para frente é ainda maior. Não é o que acontece com as empresas apoiadas pela Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec).

Um estudo realizado pela incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) mostra que o percentual de empresas graduadas pela incubadora que estiveram ativas por quatro anos ou mais é de 93%. Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a média nacional de sobrevivência após os quatro anos de atividade é de cerca de 40% – a pesquisa do IBGE leva em conta negócios abertos em todas as áreas da economia, não só os de tecnologia, onde empreender é ainda mais arriscado.

Uma das razões para a taxa de sucesso das empresas apoiadas pela Intec, na visão de Gilberto Passos Lima, gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicas do Tecpar, é que o processo de incubação qualifica os candidatos. “Além de selecionar os candidatos, o próprio processo seletivo capacita os empreendedores, já que para entrar é preciso detalhar o plano de negócios da empresa, que precisa ser defendido em uma banca de avaliação. Após a entrada, o Tecpar oferece ao empresário a infraestrutura necessária para a empresa começar a desenvolver seu produto ou serviço”, pontua.

Quem usou a infraestrutura da Intec e hoje faz parte da taxa de sucesso da incubadora do Tecpar é a Pase Hidrometria. Ricardo Spancerski, diretor da empresa, saiu da faculdade com um protótipo de seu produto para desenvolvê-lo na Intec. Hoje está há oito anos no mercado. “Como desenvolvemos uma tecnologia nova na área de medição de poços profundos, tivemos que mostrar aos nossos clientes que eles precisavam do nosso produto. Estar na Intec nos deu uma visão geral de mercado, porque estávamos muito focados na tecnologia e não em aspectos como gestão e relacionamento com o cliente”, exemplifica Spancerski.
Intec
Empreendedores que queiram participar do programa de incubação do Tecpar podem se candidatar a uma vaga em uma das duas unidades da Intec, em Curitiba e em Jacarezinho. São ofertadas vagas para a modalidade residente – quando a empresa fica nas dependências da Intec – e para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. A Intec oferece também o programa de Incubação Verde, para acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes.

Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. No momento, nove empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Werker, Vuk Personal Parts, Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, OrangeLife, Neurocel e E4R – Engineering for Rehabilitation.

Assessoria de Comunicação
Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
(41) 3316-3007 / (41) 2104-3355

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.