Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar leva debate sobre ICT 4.0 a congresso internacional


O debate sobre as ICT 4.0, além da experiência do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) na área de apoio às pequenas empresas e no segmento de metrologia e validação, será apresentado no 3º Congresso Internacional RESAG, realizado pela Rede de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag) em Belo Horizonte (MG), até 15 de setembro. O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, participa de três painéis no evento.

Felix, que também é presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), coordena os painés “Serviços tecnológicos, inovação e extensionismo em apoio às micro, pequena e médias empresas” e “Integração da normalização, metrologia, acreditação, avaliação da conformidade, inovação e educação e seu impacto na gestão da qualidade”. O diretor-presidente do Tecpar é ainda um dos debatedores no painel “Articulação de agências governamentais ao desenvolvimento das MPMEs”.

Felix leva ao debate, durante a sua participação no congresso, o conceito de ICT 4.0 – ICTs são as instituições científicas e tecnológicas, como são definidos institutos como o Tecpar. Para o diretor-presidente, as ICTs estão entrando em sua quarta revolução. “Uma ICT 4.0 é uma instituição que aproveita a eliminação dos limites entre os mundos digital e físico para alterar a sua cadeia de valor. Como instituições científicas e tecnológicas, devemos buscar convergir entre os mundos digital e físico para criar produtos e serviços inteligentes”, analisa.

Congresso
O público-alvo do congresso, que é apoiado pelo Tecpar, é formado por profissionais das áreas de Química, Física, entre outras; gestores públicos, regulamentadores e legisladores; técnicos, professores, instrutores, pesquisadores de centros de pesquisa e da indústria; profissionais de Laboratórios de Calibração e de Ensaios; entre outros.

O congresso é dividido em workshops e seus painéis tratam os seguintes temas: gestão e uso eficiente de recursos hídricos e modelos de saneamento; águas subterrâneas; qualidade da água no âmbito urbano, industrial e agrícola; água, efluentes e a crise hídrica; serviços tecnológicos,  inovação e extensionismo em apoio às micro, pequena e médias empresas nas áreas de saneamento, saúde, alimentos, ambiental e outras; água potável para consumo humano, Portaria nº 2.914 e contaminantes; qualidade de resultados analíticos e suas implicações na indústria, saúde e meio ambiente; medições laboratoriais – aspectos técnicos e acreditação; e acreditação de laboratórios e auditorias.

O evento é realizado até 15 de setembro no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), na Avenida Presidente Antônio Carlos, número 6627, em Belo Horizonte. Mais informações sobre o 3º Congresso Internacional RESAG podem ser obtidas pelo site www.resag.org.br/congressoresag2017.

Assessoria de Comunicação
Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
(41) 3316-3007 / (41) 2104-3355

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.