Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar formaliza comodato de laboratório de produção de medicamentos em Ponta Grossa


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinou, junto à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o termo de comodato do Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed), campus do instituto voltado ao desenvolvimento de pesquisas e produção de medicamentos sintéticos, localizado no campus Uvaranas da UEPG.

O termo de comodato de uma área de 10 mil metros quadrados (área construída de 1.608 m²), no Campus de Uvaranas, foi assinado, na última sexta-feira (6), em solenidade realizada na Reitoria da UEPG, com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Calos Gomes; do reitor, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas; do diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix; e de pesquisadores do Tecpar e da universidade.

O Laboratório de Produção de Medicamentos irá produzir medicamentos sintéticos para suprimento de demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o presidente do Tecpar, esta é a segunda fase de um projeto iniciado em 2014. Na primeira fase foram investidos R$ 300 mil na elaboração de um projeto executivo de reforma no prédio do Lapmed e adequações para atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Agora partimos para a execução do plano”, diz Felix.

Segundo Felix, com o Campus do Tecpar na UEPG, o Tecpar passa a contar com três unidades de produção de medicamentos. No Campus da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), produz imunológicos (vacinas); no campus de Maringá, produzirá medicamentos biotecnológicos; e no Campus Ponta Grossa, medicamentos sintéticos.

A utilização do espaço no Campus Ponta Grossa, inicialmente, se dará com atividades de importação e distribuição de medicamentos, com um laboratório de controle da qualidade e de garantia da qualidade. Na sequência será implantada uma fábrica completa para a produção de medicamentos em pequenos volumes, mas com significativo valor agregado.

Sobre a efetivação do Campus Tecpar na UEPG, o reitor da universidade ressalta que se consolida mais uma etapa do processo iniciado em 2014. “Trata-se de um espaço que vai beneficiar pesquisadores e acadêmicos da graduação e da pós-graduação, com um novo campo de atuação, além da produção de medicamentos”, comenta o reitor.

O secretário João Carlos Gomes destaca o grande benefício para Ponta Grossa e região, com a implantação do Campus do Tecpar na UEPG. “É uma conquista para a UEPG, para a área da saúde, mas sobretudo para a cidade”, disse, ressaltando que em breve Ponta Grossa será referência no país, na produção de medicamentos com o selo do Tecpar, instituição reconhecidamente de excelência nessa área.

Assessoria de Comunicação 
Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) 
(41) 3316-3007 / (41) 2104-3355

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.