Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Inovador, teste rápido de Febre Amarela da Bahiafarma passa a estar disponível pelo SUS



Único no mundo em seu formato a ter obtido registro, dispositivo de diagnóstico auxilia no controle do avanço da doença, além de permitir tratamento mais célere dos pacientes

A Bahiafarma vai passar a fornecer testes rápidos de diagnóstico de Febre Amarela para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com o acordo com o Ministério da Saúde, o laboratório público baiano passa a ser o responsável por todos os dispositivos de diagnóstico rápido das principais arboviroses em circulação no território nacional – a Bahiafarma já era a fornecedora exclusiva do SUS de testes rápidos para Zika, Dengue e Febre Chikungunya.

Único no mundo em seu formato a ter obtido registro para produção e comercialização, o dispositivo de diagnóstico rápido de Febre Amarela desenvolvido pela Bahiafarma em parceria com o laboratório sul-coreano GenBody, chamado YFV IgG / IgM, permite, em até 20 minutos, a detecção com alta precisão tanto de anticorpos de infecções ativas no organismo do paciente quanto de anticorpos de infecções anteriores – ou resultantes de aplicação de vacina contra a doença.

Com isso, além do diagnóstico rápido, que ajuda no tratamento precoce dos pacientes e no mapeamento de casos em tempo real, contribuindo para o controle do avanço da doença, o teste rápido também é útil para detectar quem já está imunizado contra o vírus, reduzindo a necessidade de aplicação de vacinas.

“O teste rápido de Febre Amarela é uma das principais ferramentas para controle do avanço da doença, por permitir o monitoramento em tempo real dos casos, por acelerar o tratamento dos infectados, reduzindo as complicações – e os custos – e por facilitar a descoberta de pessoas que já tenham anticorpos para a doença”, ressalta o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias. “Os dispositivos de diagnóstico rápido, que já têm se mostrado bastante eficientes no rastreamento de casos de Dengue, Zika e Febre Chikungunya, podem ser ainda mais relevantes no controle da Febre Amarela no Brasil.”

Bahiafarma

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivos desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do Brasil, bem como minimizar a dependência do Estado da Bahia da importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS). Integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Fonte: Comunicação Bahiafarma


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.