A programação conta com 20 apresentações de trabalhos de novos talentos
Depois do sucesso da primeira edição, o Instituto Vital Brazil promove, no próximo dia 30 de outubro, a 2ª edição da Feira Científica Literária do Projeto Jovem Cientista. A feira vai apresentar o trabalho desenvolvido com alunos do ensino médio durante o projeto, que busca a inclusão de estudantes em pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico. O evento é gratuito e será realizado na quadra do Colégio Estadual Guilherme Briggs.
O objetivo do encontro é proporcionar o acesso da população de Niterói ao conhecimento científico e tecnológico produzido por estudantes do ensino médio e seus orientadores, além de promover o resgate da cidadania, desenvolvimento da autoestima e interação social dos jovens. A programação conta com 20 apresentações de trabalhos dos participantes do Projeto e de alunos do Colégio Estadual Guilherme Briggs, com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Científica, e os três melhores receberão um prêmio.
Apresentação da banda do colégio e oficina com plantas medicinais e aromáticas também estão inclusas na programação. Durante a feira serão lançados os Anais da 1ª Feira Científica, resultado do esforço conjunto do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Instituto Vital Brazil, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Escola Estadual Guilherme Briggs. A publicação reúne os trabalhos dos jovens cientistas que foram apresentados no evento de 2013, além da explicação sobre a idealização desse projeto. O evento será realizado de 8h às 17h, na quadra do Colégio Estadual Guilherme Briggs (Rua Mário Vianna, 625, Santa Rosa – Niterói).
Projeto Jovem Cientista - O projeto tem o objetivo de estimular e desenvolver jovens talentos para a área das ciências. Para isso, o Instituto Vital Brazil em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Colégio Estadual Guilherme Briggs e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), selecionou alunos do ensino médio e introduziu em seus laboratórios, onde aprendem ciência fazendo ciência.
A integração entre universidade, empresa e escola favorece o despertar da vocação científica, resultado alcançado neste projeto que iniciou em 2013, com quinze jovens de 15 a 19 anos. Além de serem inseridos no ambiente de pesquisa aplicada, os alunos apresentam seus trabalhos em eventos da área científica. "O Projeto Jovem Cientista representa papel inovador que o Instituto Vital Brazil assume na área da educação, ciência e tecnologia", disse Antonia Cavalcanti, coordenadora geral do projeto pelo Instituto Vital Brazil.
O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.