Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Feira Científica Literária do Vital Brazil apresenta jovens talentos

O objetivo é estimular e desenvolver os alunos para pesquisa, estudo e produção científica

Hoje, 29 de outubro, o Instituto Vital Brazil,​ em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Colégio Estadual Guilherme Briggs,​ promoveu a III Feira Científica Literária do Projeto Jovem Cientista. O evento, que tem como objetivo o intercâmbio de livros, leituras, debates científicos e apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos do ensino médio, contou com o Secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, na mesa de abertura. “Espero que daqui saiam pessoas para pensar, estimular e pesquisar. Quem sabe um futuro Vital Brazil? Jovens, não percam a oportunidade e se debrucem na curiosidade. Projetos como esse despertam para o conhecimento científico”, disse o secretário.

O presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Werneck, destacou o incentivo e a identificação da capacidade científica e individual dos alunos. “Tem que inovar, trocar, polemizar, aprender, ensinar, modificar...”, completou. O projeto Jovem Cientista está em plena expansão. Hoje, além do Colégio Estadual Guilherme Briggs, também abrange o Colégio Manoel de Abreu e já tem previsão de se ramificar para o Campus Tanguá.

O projeto é uma união escola-empresa-universidade. Cristina Delou, responsável pelo projeto na UFF comentou sobre o fato de, com o Jovem Cientista, terem derrubado o mito que não existem alunos superdotados nas escolas públicas. “Tivemos uma boa surpresa aqui. Muitas pessoas capacitadas e um grupo muito determinado. O Estado, município e o país precisam ter um olhar para essas pessoas. Elas são econômicas. Aprendem rápido e conseguem transformar conhecimento em prática em menos tempo”, exaltou Cristina.

A Feira também teve a apresentação de 14 trabalhos com temas variados. Oito são de participantes do Projeto e seis de alunos do Colégio Estadual Guilherme Briggs. Além disso, mesmo alunos de fora do projeto puderam apresentar suas descobertas. De acordo com a Assessora do Centro de Estudos do Instituto Vital Brazil, Antônia Cavalcanti, o conhecimento germina, contamina e contagia.

Projeto Jovem Cientista - O projeto tem o objetivo de estimular e desenvolver jovens talentos para a área das ciências. Para isso, o Instituto Vital Brazil em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Colégio Estadual Guilherme Briggs e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), selecionou alunos do ensino médio e introduziu em seus laboratórios, onde aprendem ciência fazendo ciência. A integração entre universidade, empresa e escola favorece o despertar da vocação científica, resultado alcançado neste projeto que iniciou em 2013, com quinze jovens de 15 a 19 anos. Além de serem inseridos no ambiente de pesquisa aplicada, os alunos apresentam seus trabalhos em eventos da área científica. Esse foi o caso da jovem cientista Crislayne Sabino, 1º lugar na apresentação de trabalhos da I Feira Científica Literária. Ela foi representar os outros participantes do Projeto, em Portugal, no Congresso Internacional da Associação Nacional para o Estudo da Sobredotaçã (Aneis). "O Projeto Jovem Cientista representa papel inovador que o Instituto Vital Brazil assume na área da educação, ciência e tecnologia", disse Antonia Cavalcanti, coordenadora geral do projeto pelo Instituto Vital Brazil.

O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.