Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Ultrassom e ecocardiograma otimizam UTIs do hospital da UFTM

As Unidades de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro deram início ao uso de dois novos aparelhos de ultrassom e ecocardiograma. Um equipamento foi alocado na UTI Adulto, e o outro, na Neonatal e Pediátrica.

A médica Eliene Machado Félix, chefe da UTI Neonatal e Pediátrica, avalia que a novidade facilita o puncionamento de veias profundas a partir da imagem projetada em tela. Além disso, permite ultrassonografias intracranianas e de abdome em bebês – exames úteis para a detecção de hemorragias e más-formações.

“A disponibilidade do ultrassom exclusivamente para a UTI dispensa a necessidade de deslocamento do paciente para o setor de exames de imagem, o que demandaria deslocar também bombas de infusão, ventilador móvel e profissionais”, define Félix.

Utilidade no ensino e na pesquisa

As aquisições melhoram não apenas a realização de exames, mas também contribuem para a formação de residentes que atuam nos setores. Na UTI Neonatal e Pediátrica, a tecnologia permitirá o início de três trabalhos de pesquisa relacionados à ultrassonografia de crânio, má-rotação intestinal e refluxo gastroesofágico.

De acordo com o médico intensivista Ivan Borges Monteiro, da UTI Adulto, a presença de um equipamento deste tipo é obrigatória em qualquer UTI de ponta. “Trata-se de um aparelho de fácil mobilidade e que fornece imagens com boa resolução. Por meio do ecocardiograma à beira do leito, podemos realizar uma avaliação básica do coração. Na função ultrassom, por sua vez, é possível avaliar o abdome”, enumera.

Em ambas as UTIs o uso dos aparatos de ultrassom e ecocardiograma é diário. As aquisições resultam de um investimento da ordem de R$ 242 mil, proveniente do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG - Pro-Hosp.

Fonte: Portal EBSERH

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.