Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Distrito Federal inicia 2017 com diversas ações de combate à dengue

O Distrito Federal iniciou o ano de 2017 com uma série de medidas para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes Aegypti. A Secretaria de Saúde conta com 830 agentes de vigilância ambiental em campo para fazer as inspeções em todas as regiões administrativas, sendo que seis equipes farão o trabalho de educação em saúde nas escolas e outras duas ficarão de plantão diariamente para atender chamados da população.

A pasta também possui 40 veículos equipados para aplicar fumacê. Já os inseticidas estão com estoques abastecidos pelo Ministério da Saúde. O DF possui, ainda, mais de 5 mil armadilhas para captura de mosquitos e coleta de larvas, montadas em pontos estratégicos para identificar a presença do vetor, bem como entender seu comportamento e deslocamento.

"A Secretaria de Saúde está preparada tanto com o conhecimento técnico, quanto com aparelhamento para fazer todas as intervenções necessárias em tempo hábil", destacou o diretor de Vigilância Ambiental da Subsecretaria de Vigilância à Sanitária (SVS), Divino Valero Martins.

Segundo ele, a SVS também realiza a capacitação de bombeiros e de militares do Exército para que, em caso de necessidade, essas forças estejam preparadas para intensificar as ações.

As equipes farão, ainda, o acompanhamento de indicadores como Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), gerado após pesquisa de campo para medir o nível de infestação. "Toda as vezes que os índices superarem 3,9% será utilizado o fumacê no tratamento focal, conforme preconização do Ministério da Saúde", explicou.

No DF, há aproximadamente 1 milhão de imóveis. Quando não houver necessidade do uso do fumacê, será feito manejo ambiental, inspeções e conscientização. "Orientar a população e, principalmente as crianças, é importante porque estaremos aumentando o contingente de pessoas empenhadas em contribuir com o combate do vetor", ressaltou Divino.

AÇÕES 2016 – No ano passado, quando houve epidemia de dengue, o DF reforçou o combate ao mosquito com diversas medidas. Além do monitoramento, tratamento e ações de educação em saúde, foram usados 400 alevinos de lambari de cauda amarela – doados pela Secretaria de Agricultura e pela Emater - que foram distribuídos em diversos pontos do DF.

Também foram usados 600 litros de larvicida biológico (Bacillus Thuringiensis israelenses), que é extraído da natureza e, quando absorvido pela larva do mosquito, a leva à morte.

Para realizar o atendimento das pessoas com suspeita de dengue, a Secretaria de Saúde também montou tendas denominadas Unidades de Atenção à Dengue, que contavam com profissionais de saúde, medicamento e leitos de observação.

AJUDE A COMBATER A DENGUE – A população pode ajudar a eliminar o Aedes Aegypti. Em caso de identificação de focos, os moradores podem acionar a Vigilância Ambiental pelo telefone 160 para que as equipes intensifiquem o trabalho no local.

Além disso, é necessário fazer vistorias em casa: manter caixas, tonéis e barris de água com tampa; fechar bem os sacos plásticos com lixo; manter garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo e encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda. Também é preciso limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

BALANÇO - O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES) registrou, ao longo de 2016, 24.019 casos suspeitos de dengue, dos quais 21.529 (90%) são residentes do Distrito Federal e 2.490 (10%) de outras Unidades Federativas (UF's).

Segundo o relatório, as regiões administrativas de Brazlândia, Ceilândia, São Sebastião, Taguatinga, Planaltina e Samambaia são as que apresentam maior número de casos, respondendo por 9.932 casos, um percentual de 56% dos casos ocorridos.




0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.