Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar sedia workshop sobre atuação de institutos tecnológicos


Representantes da área de ciência e tecnologia debateram nesta quarta-feira (5), no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), os caminhos para a atuação dos institutos tecnológicos, sobretudo os públicos. No atual cenário, os especialistas apontam que as instituições precisam se reinventar para continuarem a serem grandes atores para o desenvolvimento tecnológico do país.

O workshop “A atuação sustentável dos institutos de pesquisa face aos novos modelos de desenvolvimento tecnológico e inovação” reuniu representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do governo paranaense, além da comunidade científica e tecnológica nacional, para avaliar a atuação dos institutos em um cenário caracterizado pela escassez de recursos e de novas formas da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), parcerias estratégicas, startups, indústria 4.0 e inovação aberta, entre outros.

O diretor-presidente do Tecpar e presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Julio Félix, que mediou uma das mesas redondas, destaca que uma das principais saídas para as organizações é aprimorar a sua gestão. “Os altos dirigentes das instituições de ciência e tecnologia, em especial as públicas, precisam trilhar caminhos para o seu desenvolvimento, tendo em vista o cenário de escassez de recursos”, afirma.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, ressalta que nenhum país se desenvolve sem investimentos em educação e na ciência e tecnologia. “O nosso desafio na vida pública é trabalhar para que sejam criadas políticas voltadas a essa área, com foco em inovação”, pontua.

Para Paulo Brofman, presidente da Fundação Araucária, o investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) traz resultados benéficos a toda sociedade. “Quando investimos em ciência e tecnologia com foco na inovação, os segmentos da saúde e educação ganham, com novos produtos e processos à disposição da população”, salienta.
Jorge Mário Campagnolo, diretor do Departamento de Políticas e Programas de Apoio à Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que ministrou a palestra magna sobre as novas formas de organização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), avalia que os institutos de ciência e tecnologia brasileiros são os grande atores para o desenvolvimento tecnológico. “Por essa razão, temos que fortalecê-los, com políticas de Estado para essa área, que precisa de investimentos contínuos”, ressalta.


O evento, promovido pelo Tecpar e a Abipti, contou com a presença de representantes do MCTIC e do governo paranaense, além da comunidade científica e tecnológica nacional.







0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.